quarta-feira, 16 de março de 2016

Filmes

   Dez musicais que marcaram a história do 

                                  cinema 

De 'Nasce Uma Estrela' á 'Mary Poppins', lista reúne filmes recheados de música que se tornaram grandes clássicos

 

                                              'Cantando na Chuva', com Gene Kelly 

    Gosta de musicais? Independente de se a resposta for "sim" ou "não", é muito difícil encontrar quem nunca tenha assistido algum. Talvez você se lembre de passar tardes cantando, durante a infância, 'Supercalifragilisticexpialidocious' e 'Somewhere Over The Rainbow', ou, já mais crescido, se pegar cantarolando 'The Sound of Music' e 'Moses Supposes', não é mesmo? Seja como for, nosso blog fazer uma lista com os 'Dez musicais que marcaram a história do cinema', com filmes recheados de canções! Quer conferir?


1 - A Noviça Rebelde, de 1965

  Há poucos dias atrás postamos aqui no 'Sobre Arte' uma lista com várias curiosidades sobre esse filme, que é, sem sombra de dúvidas, o maior clássico quando se fala em musicais cinematográficos. Canções como 'My Favorite Things' e 'The Sound Of Music' marcaram gerações, e a história da noviça sem vocação segue citada, adaptada, e, principalmente, vista e apreciada. Se nunca assistiu, não perca tempo! 

2 - Cantando na Chuva, de 1952 

    Sabia que o roteiro da história passada nos anos 20 foi montado a partir de músicas selecionadas de outros filmes? E que a única canção feita exclusivamente para o filme foi 'Moses Supposes'? Ou que a grande estrela dos musicais, Judy Garland, foi cogitada para interpretar a ingênua Kathy Selden? Talvez, mais para frente, 'Cantando na Chuva' apareça no nosso  'Sobre Curiosidades', como aconteceu com 'A Noviça Rebelde'. Há muito a se falar tanto da história de famoso Don Lockwood quanto da produção do musical.

3 - O Mágico de OZ, de 1939

  Responsável por revelar Judy Garland, o filme baseado na obra literária de L. Frank Baum se tornou tão célebre que hoje os sapatinhos vermelhos de Dorothy são muito mais associados á história em si do que os cor-de-prata do livro. A canção 'Somewhere Over The Rainbow' também alcançou bastante dimensão, e um fato curioso acerca do musical é que foi um fracasso de bilheteria na época de seu lançamento,  sendo que hoje é uma das obras mais populares do cinema.

4 - Agora Seremos Felizes, de 1944

  Também estrelado por Judy Garland, a história das quatro irmãs da família Smith permanece com espaço no coração dos espectadores. As canções 'Meet Me in St. Louis' e 'Skip to my Lou', entre outras, seguem ainda bastante cantadas, provando que o filme da Metro Goldwyn é o que podemos chamar de atemporal. 

5 - Dirty Dancing, de 1987 

  Sabia que a música 'She's Like the Wind' foi co-escrita pelo próprio ator Patrick Swayze? E que Val Kilmer e Billy Zane foram escalados para o papel de Johnny Castle? Bom, de uma coisa você deve saber. Que falar de musicais sem falar de 'Dirty Dancing' definitivamente não é falar de musicais! O clássico dos anos 80 continua encantando e pedindo para ser visto e revisto.

6 - Moulin Rouge - Amor em Vermelho, de 2001

   Quer filme mais cheio de música? A história do jovem escritor Christian, vivido por Ewan McGregor, e a estrela do Moulin Rouge, Satine, interpretada pela atriz Nicole Kidmam, apesar de ser mais recente que as outras aqui listadas, não deixa de ser um clássico. A trilha sonora contém títulos como 'Lady Marmalade', 'Your Song' e 'The Show Must Go On', e é composta por 22 canções.


7 - Nasce Uma Estrela, de 1954

  Dessa vez, Judy Garland vive Esther Blodgett, uma artista sonhadora que deseja se tornar uma grande estrela. Um fato interessante de ser lembrado acerca desse filme é que ele já conta com três versões. Uma de 1937, essa de 1954 e outra de 1976. 'Gotta Have Me Go with You', cantada por Judy Garland e Mens Chorus, alcançou bastante sucesso.

8 - Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937

   E que tal uma animação? 'Branca de Neve e os Sete Anões', mesmo após praticamente 80 anos de seu lançamento, permanece atual como se tivesse acabado de surgir. Quem não se lembra de Branca de Neve cantando 'Someday My Prince Will Come' para os anõezinhos? O filme foi o primeiro a ter uma trilha sonora lançada no mercado, e marcou o início dos desenhos animados em longa-metragem na Disney.

9 - Mary Poppins, de 1964 

   Foi o filme que tornou célebre Julie Andrews, que posteriormente encarnou a 'Noviça Rebelde', tornando-se a atriz que mais fez sucesso em menos tempo. Baseado na série de livros da autora australiana P L Travers, 'Mary Poppins' inovou ao misturar atores reais com animações. Músicas como 'Supercalifragilisticexpialidocious' e 'A Spoonful of Sugar' integravam a trilha do filme recheado de fantasia.

10 - Minha Bela Dama, de 1964 

  Baseado na peça teatral de George Bernard Shaw, 'Pigmalião', filme traz Audrey Hepburn como Eliza Doolittle, uma mendiga que vendia flores pelas ruas escuras de Londres, que conhece um professor de fonética, Henry Higgins, vivido por Rex Harrison, capaz de descobrir sobre as pessoas através dos sotaques delas. Ao escutar o sotaque horrível da mendiga, chega a apostar com um amigo, Hugh (Wilfrid Hyde-White), que é capaz de transformá-la numa suntuosa dama. A canção 'Why Can't the English?' é uma das que embalam esse verdadeiro clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário