sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Literatura Juvenil

Um Ano Inesquecível - com Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

No livro de contos, cada autora escreve sobre uma estação do ano

                 

                        
   Inverno, Outono, Primavera ou Verão? Qual estação do ano é sua preferida? Ah, essa é fácil de responder! Todo mundo já passou por aquela estação inesquecível, que por suas histórias e descobertas, acabou se tornando especial, e estará sempre guardada na memória. Foi pensando nisso que a Editora Gutenberg resolveu reunir as quatro autoras juvenis de maior sucesso no Brasil - Paula Pimenta ('Fazendo Meu Filme'), Babi Dewet ('Sábado á Noite'), Bruna Vieira ('Depois dos Quinze') e Thalita Rebouças ('Fala sério!') no livro de contos 'Um Ano Inesquecível'. E assim como você deve ter sua estação preferida, certamente tem sua autora também... Vamos lá!
  'Enquanto a Neve Cair' - Paula Pimenta (*****)
Quando se fala em Paula Pimenta, certamente lhe vem á cabeça as queridas personagens Fani e Priscila, de 'Fazendo Meu Filme' e 'Minha Vida Fora de Série', respectivamente, e os dramas adolescentes passados em Belo Horizonte. Mas dessa vez, Paula nos leva ao Valle Nevado, e nos apresenta a história da marrenta Mabel, que está embarcando com seu pais e seu irmãozinho. Mas se para qualquer um poderia parecer um sonho viajar para conhecera a neve, para Mabel isso se torna um pesadelo. O lugar em que a garota gostaria de estar naquele momento era no sítio com as amigas em BH, onde estaria seu 'paixonite' Igor, este que por sinal nem liga para ela. Mas nossa protagonista nem poderia o quanto essa viagem transformaria seu inverno... É aí que entra o Ben, conquistando por completo o coração de Mabel ['"Acho que vou desmarcar minhas últimas aulas pra esquiar com você mais tarde. Porque depois eu sei que vai até ficar com saudade do esqui”. Eu ia começar a dizer que ele não precisava desmarcar as aulas por minha causa, mas ele completou: “E eu vou ficar com saudade de você...”. Então aquelas palavras morreram na minha boca e eu apenas falei: “Eu também vou ficar com saudade de você...”]
 Um belo trabalho da Paula, que mais uma vez mostrou maestria ao conduzir seus romances e construir seus personagens.

  'O Som dos Sentimentos' - Babi Dewet (*****)
'De todas as coisas que tinha aprendido nos últimos meses, notar as pequenas coisas da vida era a que mais fazia seu dia feliz.' As pequenas coisas! É á esse universo que 'O Som dos Sentimentos', situado no Outono, remete. O conto mais tocante do livro, e sem dúvidas o melhor. Tudo embalado com muita música. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Babi, e que boa surpresa! Pretendo ler 'Sábado á Noite' e todos os outros livros que ela vier a lançar - Para os que ainda não sabem, ela foi convidada pela 'Editora Gutenberg' a escrever uma nova trilogia sobre um conservatório musical, e inclusive já começou a escrever. - Mas vamos ao conto. A história gira em torno dos encontros e desencontros de Anna Júlia - garota que odeia música (onde isso é possível??), e passa apressada todos os dias na Praça Pública, em frente ao MASP, em direção ao Escritório de Advogacia onde faz estágio, com fones de ouvido ouvindo Podcasts - E João Paulo, jovem músico de rua que toca por lá. Os protagonistas se aproximam cada vez mais, e aos poucos, Anna Júlia vê a música transformando seu modo de pensar. Ponto positivo para Babi, em todos aspectos, confesso que sua escrita me surpreendeu. Sem dúvidas uma das fascinantes escritoras contemporâneas do Brasil.


A Matemática das Flores - Bruna Vieira (***)
 Como o título já diz, o conto da Bruna Vieira se passa na Primavera, e tem como principal tema a Matemática. Jasmine, a personagem principal, tem dificuldades em Matemática, e pra piorar, o professor Carvalho não vai muito com a cara dela. É aí que Jasmine começa a ter aulas de reforço, e aí também que entra o Davi na história. Bom, não posso dizer que esse foi um dos melhores contos do livro, porque em minha opinião, não foi. Talvez tenha sido o que menos gostei. A história é boa, os personagens são bem construídos, mas a Bruna ao meu ver deixou um pouco a desejar. Foi meu primeiro contato com ela, e pude perceber que ainda não é escritora pronta, apesar de ser bem talentosa. Além de não aprofundar muito bem o romance, Bruna deixou a relação de Jasmine com sua melhor amiga muito artificial. Como ponto positivo do conto, cito os personagens, em especial á protagonista, muito divertida e, digamos, um pouquinho vingativa - quando se trata de suas inimigas. 'O amor é como um jogo que você entra sabendo que vai perder, mas ainda assim é divertido tentar, só pra ter certeza.' Um conto que merece não mais e nem menos que 3 estrelinhas.

Amor de Carnaval - Thalita Rebouças (****)
 Um conto recheado de humor, animação e Carnaval, tudo isso em meio á paparazzis e sites de fofocas. Bem a cara da escritora Thalita Rebouças, que se consagrou entre o público jovem com títulos como 'Tudo Por Um Popstar' e a série 'Fala sério!'. Sempre contagiante e com sua escrita inconfundível, Thalita contou a história das amigas Inha, Tati e Kaká, cujos namoros terminaram de uma forma desastrosa, e no mínimo um tanto cômica - Tati foi trocada por um cavalo, para se ter ideia. Nessa aventura de Carnaval, as amigas se metem em encrencas e confusões, chegando a ficarem famosas e serem perseguidas por fotógrafos. Personagens notáveis como a cantora Keilinha Kero-Kero e seu 'hit do momento' 'Encalhada' ainda embalam a história. É claro que não podia faltar o romance da história... Inha conhece Guima, e surge o amor, mas o que ela nem imaginava era que... 'Sonhar pra quê, quando a realidade é muito melhor que qualquer longa-metragem?'
Um conto leve e engraçado. Mérito á Thalita Rebouças, sempre nos contagiando. O único ponto negativo do conto foi o fato de Thalita ter caído no exagero vez ou outra, tornando algumas partes cansativas. No geral, é um bom conto, deixo aqui minhas 4 estrelinhas.

autoras-um-ano-inesquecivel

Nenhum comentário:

Postar um comentário